Introdução e boas práticas em UX Design
Fabricio Teixeira
Sobre o livro
UX Design – Introdução e boas práticas no Design da Experiência do Usuário é uma coletânea de artigos sobre User Experience Design para quem trabalha com design e desenvolvimento de produtos digitais – seja em portais, agências de publicidade, startups, consultorias ou empresas que de alguma forma estejam envolvidas com criação de software.
Com as interfaces digitais dominando cada vez mais os novos aspectos de nossas rotinas, aumenta também a procura por profissionais especializados em Design da Experiência do Usuário (UX Design) para garantir que esses produtos sejam, acima de tudo, fáceis e agradáveis de usar.
Em um mercado cada vez mais competitivo, diferenciam-se os produtos e empresas que colocam o usuário no centro do processo de Design, envolvendo-os desde as etapas de estratégia e concepção até as etapas de desenvolvimento e testes.
Nos últimos anos, tenho procurado colaborar com a comunidade de designers e desenvolvedores brasileiros através de meu blog (http://uxdesign.cc), no qual compartilho artigos, links e reflexões relacionados a UX Design. Ainda assim, muita gente entra em contato comigo procurando saber mais sobre a disciplina, mencionando a dificuldade em encontrar textos em português sobre o assunto. Um dos objetivos deste livro é disseminar informação sobre UX Design por novos canais, de forma didática, simples e centralizada.
Para quem o livro foi escrito
* Desenvolvedores, Gerentes de Projeto e profissionais de outras áreas que têm interesse em conhecer mais sobre User Experience;
* Profissionais de UX iniciantes na área;
* Profissionais que estão pensando em migrar para a área e procuram saber mais sobre as atividades de um UX Designer;
* Profissionais que estão buscando um guia mais direto ao ponto sobre User Experience, com boas e más práticas sobre o assunto.
Para quem o livro não foi escrito
* Para profissionais de UX que trabalham há vários anos na profissão: muitos assuntos cobertos aqui no livro podem acabar sendo muito básicos para quem possui experiência em UX Design;
* Para acadêmicos do campo do Design: o livro trata de temas estritamente práticos e empíricos sobre UX;
* Para pessoas totalmente leigas em design digital e tecnologia: alguns termos usados no livro (como “HTML”, “escopo” ou “usabilidade”) pressupõem que o leitor esteja familiarizado com este universo.
O que você encontra neste livro
* Um panorama sobre o que é User Experience Design e os caminhos para quem deseja se aprofundar no assunto;
* Principais métodos e processos de UX, explicados de forma simplificada para não praticantes;
* Inspiração por meio de exemplos e boas práticas de interface, arquitetura de informação, usabilidade e design de interação;
* Artigos opinativos sobre dilemas comuns da rotina do profissional de UX.
O que você não encontra neste livro
* Fórmulas mágicas para resolver problemas de usabilidade. User Experience, assim como outros braços do Design, é uma disciplina bastante inexata;
* Respostas. Se você está aqui procurando saber se menus horizontais funcionam melhor do que os menus verticais na hora de desenhar um site, talvez uma busca no Google seja mais recomendada;
* Tudo sobre UX Design. Apesar de ter ganhado notoriedade nos últimos anos, a disciplina já existe há mais de uma década – e seria impossível resumir tudo o que se sabe sobre o assunto em um único livro.
E depois que você terminar de ler o livro?
A ideia do livro é dar uma visão geral sobre UX Design para que você mesmo consiga julgar o quanto se interessa pelo tema. Você vai notar que, no decorrer dos capítulos, existem algumas “pontas abertas” sobre determinados assuntos, com um link para você se aprofundar neles.
É quase como se o livro não terminasse. Você começa a jornada aqui, e depois eu o acompanho até um link onde você continua aprendendo. Trabalho com Experência do Usuário há vários anos e nunca parei de aprender, desde o primeiro dia de trabalho até hoje, enquanto escrevo este livro. O campo de Design e Tecnologia está em constante mutação, o que exige que seus profissionais estejam sempre evoluindo e aprendendo.
Espero que goste da jornada.
Sobre o autor
Fabricio Teixeira trabalha com User Experience Design há quase 2 décadas, desenhando produtos digitais para grandes marcas como Google, YouTube, Fiat, ESPN, Samsung – entre outras. Graduado em Publicidade e Propaganda, e pós-graduado em Mídias Interativas, tem passagens por agências de publicidade digital como AgênciaClick, Crispin Porter + Bogusky, R/GA, e Work & Co tanto no Brasil quanto nos EUA.
Já atuou como professor de User Experience na Miami Ad School/ESPM, e participou como palestrante de eventos de grande porte relacionados à disciplina. Entre os mais de 40 prêmios acumulados durante a carreira constam Cannes Lions, One Show Interactive, Wave Festival e UX Awards.
É o fundador do UX Collective, onde semanalmente publica e edita conteúdos sobre UX, design digital, usabilidade, e cultura de design. O blog, que começou como um projeto pessoal para registrar o que Fabricio aprendia ao estudar UX, hoje se transformou no maior blog de UX do mundo, onde centenas de autores contribuem com ideias, artigos, e iniciativas que visam disseminar conhecimento sobre a nossa indústria.
Prefácio
Por que produtos ou serviços digitais similares fazem mais sucesso do que outros? Um fator de peso está na relação entre o usuário e o produto. Nesse mundo conectado em que vivemos, cada vez mais ganha força o que considero antropocentrismo digital: o usuário é o rei. Se ele não tem uma boa experiência com o produto digital, ele deixa de utilizá-lo e migra para interfaces mais inteligentes, agradáveis e de fácil uso. E o diferencial do produto ou serviço digital pode residir justamente ali.
Se você trabalha com algum produto ou serviço digital, ou usa o digital (website, mobile app) para comunicar-se com seu público, este livro é obrigatório em sua biblioteca – mesmo que virtual.
Não temos tempo para ler manuais; seguimos padrões cognitivos de navegação cada vez mais intuitivos. Um sistema pode ser extraordinário em termos da complexidade de desenvolvimento, otimização no processamento computacional ou das integrações com N outros sistemas online. Se aquela camada do software que faz a interface com o usuário não é agradavelmente usável, o resultado de todo o seu incrível trabalho tecnológico de bastidores pode ter sido em vão, ou negativamente impactado, pois não atingiu quem deveria: o usuário final.
Se o profissional de UX já faz parte de sua vida como desenvolvedor e você acha que o entregável dele restringe-se a wireframes, você verá neste livro que existe muito mais ciência no seu trabalho, explorando o user journey, user stories, blueprint, passando por personas e mapeamento do ecossistema.
Existe muito trabalho intelectual de pesquisa de um bom UX Designer e de questionamento constante: essa solução de interface é a que melhor materializa uma boa experiência para o usuário desse produto? Ou ainda: dentro do prazo que temos, quais funcionalidades devem ser priorizadas?
Dentro da computação, existe uma disciplina que, às vezes, aparece na grade curricular um pouco perdida ou até mesmo negligenciada, que é a HCI, ou IHC (Interação Homem-Computador). Ela demonstra que a preocupação com o usuário não é privilégio do mundo digital, da internet: as primeiras publicações datam da década de 70.
É interessante também observar como metodologias que passam pela área do desenvolvimento, como Agile ou Lean Design, são naturalmente transportadas para o mundo UX. Esses são apenas exemplos para comprovar o quanto o UX tem uma grande afinidade com a computação.
Creio que seja por isso que, desde o início de minha carreira em desenvolvimento web, encontrei nesse profissional – que na época era chamado apenas de arquiteto de informação – um elo de ligação entre o desenvolvimento que é vinculado à tecnologia e à concepção do site atrelado à criação. Era o profissional da área de criação que tinha um pensamento mais próximo ao meu, pendendo para o lógico e estruturado.
O nome "arquiteto de informação" foi pessoalmente importante para que pudesse entender o seu papel e sua relação com o meu trabalho: ambos estávamos construindo uma casa, um edifício ou um “sítio”. A ele, como arquiteto, cabia definir quais cômodos teria na casa e suas disposições para que a pessoa que fosse visitá-la tivesse a sensação de que era funcional e agradável. A mim, como programador – ou engenheiro –, construir o alicerce, levantar as vigas, as paredes, a laje e todo o necessário para dar vida ao projeto.
Tecnicamente, é possível um engenheiro construir uma casa sem um arquiteto? Sim. Ela tem chance de ser extraordinária e única do ponto de vista estético? Difícil. Mas isso não quer dizer que o engenheiro não possa entender um pouco do mundo do arquiteto, até por estarem tão conectados pelo produto final.
Tive a sorte de encontrar pelo meu caminho bons profissionais que entendiam que, para fazer bem o seu trabalho, precisavam do input de outras pessoas – inclusive dos programadores – em um processo de trabalho mais colaborativo.
O autor deste livro é quem melhor personifica para mim a competência nessa matéria, tanto por ser um estudioso incansável de novas metodologias relacionadas à evolução da disciplina em si, quanto pelo papel que sempre exerce nos projetos em que trabalha: a preocupação com o usuário final e com as pessoas que trabalham nesse processo, incentivando-as a fazer os mesmos questionamentos sobre usabilidade e, consequentemente, construindo um melhor produto final. O importante para ele não é apenas o fim, mas o processo para chegar lá, que pode ser igualmente recompensador. Ou até mais. Compartilhamos dessa crença.
Compartilhar o conhecimento faz parte da vida do autor, seja no blog que mantém, neste próprio livro e até em sua lista de lugares para visitar no Foursquare. Se você um dia quiser dicas do que fazer em NYC, por exemplo, procure o usuário dele nessa rede social, que encontrará uma lista devidamente categorizada por assunto.
No capítulo introdutório, Fabricio sabiamente procura alinhar as expectativas de você, leitor, (já é uma amostra de como ele se preocupou com a sua experiência ao ler o livro) e faz um convite para trilhar com ele a jornada do UX Design, que não acaba neste livro.
Reforço esse convite, pois você não vai se arrepender de explorar esse mundo que está em constante evolução. E não se surpreenda se, ao chegar ao final do livro, você se sentir tentado a investigar mais o assunto: é isso que fazem os bons livros.
- Por Edson Sueyoshi.
Edson Sueyoshi é Senior Technology Director da R/GA de São Paulo, trabalhou em portais de conteúdo (UOL e Globo.com), e agência de publicidade digital (AgênciaClick), desenvolvendo projetos digitais como sites e aplicativos para clientes como Coca-Cola, FIAT, ESPN, Sadia, Citibank, MasterCard, TIM e Google. Já programou em diversas linguagens como Java, .Net, Perl, PHP e Ruby, e no setup de infraestrutura de servidores web e de aplicação. Seu maior interesse profissional é explorar a tecnologia no contexto da Comunicação e Publicidade.
Sumário
- Parte 1 — Definições e métodos
- 1 - O que é User Experience
- 1.1 - As disciplinas de UX
- 1.2 - O que faz um UX designer
- 1.3 - Qualquer um pode ser UX designer
- 1.4 - As diferentes faces do UX designer
- 1.5 - O que UX Design não é
- 1.6 - Desenvolvedores também são UX designers
- 2 - Métodos e entregáveis de UX
- 2.1 - Definição da estratégia
- 2.2 - Geração de ideias
- 2.3 - Planejamento do produto
- 2.4 - Pesquisa e validação
- 2.5 - Desenho de interfaces
- 3 - Wireframes, protótipos e rabiscoframes
- 3.1 - Como nascem os wireframes
- 3.2 - Como interpretar um wireframe
- 3.3 - As vantagens de usar wireframes no processo
- 3.4 - Alternativas aos wireframes
- 3.5 - As vantagens dos protótipos
- 3.6 - Como decidir entre protótipos e wireframes
- 3.7 - Comunicando ideias com rabiscoframes
- 3.8 - Boas práticas para rabiscar
- Parte 2 - Boas práticas de UX
- 4 - A boa e velha usabilidade
- 4.1 - Simplicidade não é simples
- 4.2 - Ofereça informações em pequenas doses
- 4.3 - Crie hierarquia na página
- 4.4 - Diga ao usuário o que fazer a seguir
- 4.5 - Dê feedback sobre o estado do sistema
- 4.6 - Evite erros antes que aconteçam
- 4.7 - Simplifique formulários
- 5 - A beleza dos pequenos detalhes
- 5.1 - Evite elementos em excesso
- 5.2 - Revele informações progressivamente
- 5.3 - Seja cuidadoso com o tempo do usuário
- 5.4 - Crie experiências personalizadas
- 5.5 - Adivinhe a intenção do usuário
- 5.6 - Faça o trabalho pesado
- 5.7 - Seja honesto com seus pedidos
- 5.8 - Expresse a personalidade da sua marca
- 6 - A importância dos microtextos
- 6.1 - O valor funcional dos microtextos
- 6.2 - O valor emocional dos microtextos
- 6.3 - Comunique benefícios, não funcionalidades
- 6.4 - Fale a linguagem dos seus usuários
- 6.5 - Mantenha os textos curtos
- 7 - Construindo uma biblioteca de padrões
- 7.1 - As vantagens em ter uma biblioteca
- 7.2 - A biblioteca como entregável final do projeto
- 7.3 - Mais padronização não significa menos criatividade
- 8 - Testando com usuários
- 8.1 - Saia da sua mesa com mais frequência
- 8.2 - Testes de usabilidade
- 8.3 - Desculpas comuns para não testar com usuários
- 8.4 - Incorporando pesquisa com usuários em seu projeto
- 8.5 - Os números não mentem
- 8.6 - Testes A/B
- Parte 3 - As armadilhas de UX
- 9 - Os pecados de usabilidade
- 9.1 - Como prevenir erros de usabilidade
- 9.2 - Opções demais, opções de menos
- 9.3 - Os gatilhos invisíveis
- 10 - Negligenciando a performance das páginas
- 10.1 - O impacto da performance das páginas
- 10.2 - Uma batalha de muitas frentes
- 10.3 - Otimizando a performance
- 11 - Produtos que ninguém usa
- 11.1 - Começando pelo usuário
- 11.2 - Escolhendo uma tecnologia
- 11.3 - Definindo a proposição de valor do produto
- 12 - Priorizando funcionalidades
- 12.1 - O eterno problema do escopo e do prazo
- 12.2 - A estratégia dos cupcakes
- 12.3 - Priorizando as features de um produto
- 12.4 - Um produto nunca está pronto
- Parte 4 - Checklist de UX
- 13 - Checklist de UX
- 13.1 - Simples
- 13.2 - Acionável
- 13.3 - Inteligente
- 13.4 - Agradável
- 13.5 - Relevante
- Parte 5 - Conclusões e próximos passos
- 14 - UX no mundo dos negócios
- 14.1 - Design = Dinheiro
- 14.2 - Convencendo o time a investir em UX
- 15 - Como começar em UX Design
- 15.1 - Uma lista de links
- 16 - O futuro da experiência do usuário
- 17 - Bibliografia
Dados do produto
- Número de páginas:
- 262
- ISBN:
- 978-85-66250-48-0
- Data publicação:
- 06/2014. Atualizado em 04/2022.