Agile Desenvolvimento de software com entregas frequentes e foco no valor de negócio
André Faria GomesAgile
Agradecimentos
Escrever este livro foi um grande desafio para mim, e passar por esse desafio foi um grande lembrete do quão valiosos são meus familiares, amigos, colegas de trabalho e de comunidade. Sem eles, este livro não teria se tornado realidade.
Agradeço à Editora Casa do Código nas pessoas de Paulo Silveira e Adriano Almeida pela oportunidade que me foi concedida e pela confiança para escrever sobre um assunto tão importante nos dias de hoje como o desenvolvimento ágil de sofware.
Agradeço à Bluesoft e a todos os seus colaboradores que sempre me apoiam e inspiram para buscar melhores práticas e abordagens no desenvolviemento de software e na gestão.
Em uma das vezes que foi entrevistado, Steve Jobs sugeriu que devemos nos expor às melhores coisas que seres humanos já fizeram (suas obras, seus trabalhos) e então tentar trazer essas coisas para o que você está fazendo. Bem, já faz algum tempo que eu venho tentando seguir esse conselho.
É por isso que eu agradeço também aqui a todos aqueles que desde o Manifesto Ágil vêm se dedicando para que possamos encontrar melhores maneiras de se desenvolver software.
Agradeço também à minha noiva Fernanda, que é minha maior fonte de inspiração e sempre me apoia em todos os meus desafios.
Finalmente, agradeço a você leitor, você é razão pela qual esse livro existe, sem você, esse trabalho não seria sequer necessário. Aproveite a leitura!
Quem sou eu?
André Faria Gomes (@andrefaria) é CEO na Bluesoft em São Paulo, Associated Trainer na Adaptworks, Mentor da Liga Ventures e Investidor na Wow Aceleradora. Bacharel em Sistemas de Informação pela FIAP, Black Belt em Lean Seis Sigma pela Fundação Vanzolini, e possui MBA Executivo pela Universidade de Pittsburgh e Management 3.0 Licensed Trainer.
O foco principal de seu trabalho é no desenvolvimento de negócios, atuando também na liderança de equipes de produto e engenharia de software, no coaching de métodos ágeis, e no desenvolvimento de produtos para a Internet. Iniciou sua carreira na TI em 1999, desde então trabalhou com uma grande diversidade de tecnologias.
Liderou diversos projetos importantes na Bluesoft como um ERP Web Completo, WMS, NF-e, SPED ICMS/IPI, SPED PIS/COFINS, SPED ECF, Sistema Contábil em Tempo Real, EDI Financeiro, sistema de Help Desk, Sistema de Gestão Projetos, CRM, entre outros. Atou diretamente na gestão e administração da companhia contribuindo para o crescimento da organização.
André também atua como palestrante e podcaster. Escreve artigos para revistas e portais de TI, e mantém seu blog andrefaria.com.
André é autor do livro “Agile: Desenvolvimento de software com entregas frequentes e foco no valor de negócio” pela Editora Casa do Código, e é também tradutor do livro How to Change the World de Jurgen Appelo para Português.
Prefácio
O ano era 2001 e eu estava prestes a abandonar a carreira de gerente de projetos de software. Eu não aguentava mais aquilo. Era o escopo que sempre mudava. O prazo e custo que sempre estouravam. O cliente que nunca sabia o que queria. A correria de fim de projeto. Fins de semana e madrugadas trabalhando. Conflitos. Prejuízo. E a eterna esperança de que “no próximo seria diferente”. Não dava mais.
Naquele mesmo ano um amigo me emprestou um livro sobre uma tal FDD (Feature-Driven Development) e, após ler e ver sentido em muito do que estava ali, decidi me dar mais uma chance e tentar novamente, mas agora de uma forma diferente, afinal, pensei, se você não pode mudar uma situação, deve mudar sua atitude em relação a ela. Naquele momento, abrindo minha mente às possibilidades, abracei Agile — sem saber que aquilo era Agile — e mudei completamente o meu destino profissional. Depois do primeiro projeto conseguindo ter minha qualidade de vida e autoestima profissional recuperadas, e vendo o sorriso no rosto do cliente, decidi mergulhar de cabeça neste mundo. Não haveria volta.
Hoje, depois do que vi na prática, nas trincheiras, por todos esses anos, eu afirmo a você: o resultado dos projetos de desenvolvimento de software que utilizam métodos ágeis é muito superior se comparado às técnicas mais tradicionais de gestão de projetos e engenharia de software. E quando eu falo em melhor resultado, não estou falando apenas de uma maior entrega de valor, tópico brilhantemente abordado neste livro, mas falo também de aspectos que vão desde a geração de produtos com qualidade técnica à construção de um melhor ambiente de trabalho. Estou certo de que em poucos anos nos lembraremos de Agile como um marco na nossa profissão, um marco para a área de tecnologia.
Mas, afinal de contas, o que é Agile? É uma metodologia? Um processo? Um conjunto de valores? Um manifesto? Ferramentas? Práticas? Um movimento? Bem, por incrível que pareça, esta é uma pergunta difícil de ser respondida. Uma das razões é porque Agile pode não ser nada do que citei, e, ao mesmo tempo, pode compreender tudo aquilo. É muito difícil explicar Agile sem mostrar a prática. De fato, frequentemente cito que a forma correta de explicar o que é Agile deveria ser “Ei, venha aqui ver como estou fazendo!” E é neste ponto que destaco o valor de cada uma das páginas deste livro, elas mostram o Agile do “mundo real”, infestado de pragmatismo e de preciosas anotações de quem valoriza sim uma boa teoria, mão não antes de pratica-la, de vê-la realmente funcionando.
Um livro de verdade sobre Agile não poderia ter capítulos cujos títulos fossem puramente relacionados a uma regra, artefato ou ferramenta de um ou outro método ágil. Um verdadeiro livro sobre Agile deveria manter o foco de seus capítulos na entrega de valor ao negócio, na otimização deste valor e na construção de um novo ambiente de trabalho, uma nova gestão. Um verdadeiro livro de Agile tiraria os holofotes dos famosos métodos ágeis, tais como Scrum, XP e Kanban, e os apresentaria apenas como um meio para se desenvolver da forma certa produtos que realmente agreguem valor a quem paga a conta: nossos clientes.
Sendo assim, não hesito em afirmar que este é um verdadeiro livro de Agile. É o livro que você deve ler caso queira construir um novo e melhor caminho para a sua carreira na área de projetos de software.
Alexandre Magno
Agile Expert e fundador da AdaptWorks
Sumário
- 1 - Introdução a Métodos Ágeis
- 1.1 - O Manifesto Ágil
- 1.2 - Métodos Ágeis
- 1.3 - Compreendendo os valores Ágeis
- 1.4 - Benefícios dos métodos Ágeis
- 1.5 - Agregando mais valor com Scrum
- 1.6 - Excelência técnica com XP
- 1.7 - Fluxo contínuo com Kanban
- 1.8 - Qual é o melhor método?
- 1.9 - E agora, o que eu faço amanhã?
- 2 - Fluência Ágil
- 2.1 - Evolução e maturidade de uma equipe Ágil
- 2.2 - Ordem, caos e complexidade
- 2.3 - E agora, o que eu faço amanhã?
- 3 - Foco em valor para o negócio
- 3.1 - Disseminando a visão do projeto
- 3.2 - Planejamento e desenvolvimento iterativo
- 3.3 - Planejando uma iteração
- 3.4 - A reunião diária
- 3.5 - Limitando o trabalho em progresso
- 3.6 - Escrevendo histórias de usuário
- 3.7 - Mapeando histórias de usuários
- 3.8 - Conhecendo os usuários através de personas
- 3.9 - Melhorando a previsibilidade com estimativas
- 3.10 - Definindo entregas com o planejamento de releases
- 3.11 - Roadmap do produto
- 3.12 - Mantenha as opções abertas
- 3.13 - E agora, o que eu faço amanhã?
- 4 - Entregando valor
- 4.1 - Testes Ágeis
- 4.2 - Simplificando o código com refatoração
- 4.3 - Código limpo
- 4.4 - Propriedade coletiva do código
- 4.5 - Linguagem ubíqua
- 4.6 - Design Ágil é design iterativo
- 4.7 - Definindo o significado de Pronto
- 4.8 - Integração contínua
- 4.9 - Programação em par
- 4.10 - Revisão de código
- 4.11 - Dívida técnica
- 4.12 - Agilidade explícita com mural de práticas
- 4.13 - E agora, o que eu faço amanhã?
- 5 - Otimizando valor
- 5.1 - Direcionando a equipe
- 5.2 - Métricas Ágeis
- 5.3 - Apresente o resultado em reuniões de demonstração
- 5.4 - Melhoria contínua com retrospectivas
- 5.5 - Eliminando desperdícios com Lean
- 5.6 - E agora, o que eu faço amanhã?
- 6 - Otimizando o sistema
- 6.1 - A gestão pode ser Ágil?
- 6.2 - Feedback
- 6.3 - Escalando Ágil com programas e portfólios
- 6.4 - Formação das equipes
- 6.5 - Práticas de aprendizagem
- 6.6 - Hackathons
- 6.7 - Comunidades de prática
- 6.8 - E agora, o que eu faço amanhã?
- 7 - E agora?
- 8 - Apêndice A: Ferramentas de apoio
Dados do produto
- Número de páginas:
- 208
- ISBN:
- 978-85-66250-12-1
- Data publicação:
- 06/2013