Carreira técnica no universo da programação Desvendando depois do sênior e além
William OliveiraIntrodução
A carreira em desenvolvimento de software passou por muitas mudanças nos últimos anos. Antes éramos chamados de analistas programadores; depois, somente programadores; aí surgiram os títulos de webmaster, front-end e back-end, mobile developer, desktop developer e por aí vai.
Mas a mudança não aconteceu somente no título dos nossos cargos: a nossa trilha profissional também mudou. Antigamente, a única trilha profissional possível era: estágio ou assistente - júnior - pleno - sênior - gerência - diretoria. Isso fazia com que toda pessoa desenvolvedora seguisse o caminho direto para a gestão de pessoas e, depois, para a administração de uma empresa.
Mas e quem não tem interesse nesse futuro? O que seria de quem tem o foco central em software/sistemas/tecnologia e não se sente bem gerenciando pessoas? Pensando não somente nas nossas ambições pessoais, mas também nas necessidades do mercado em que estamos inseridos, se todo mundo está caminhando para a gestão de pessoas, quem está cuidando das estruturas técnicas de sustentação dos produtos digitais que nasceram com o crescimento da indústria? Alguém deve estar sobrecarregado(a) ou fazendo um trabalho pela metade.
Foi para suprir essa necessidade de mercado - a de possuir produtos digitais mais sustentáveis para o longo prazo, mais rentáveis para as organizações e mais eficientes no que fazem - que nasceu a trilha técnica no universo da programação, uma opção de carreira para aquelas pessoas que querem trabalhar com um escopo mais amplo dentro de uma organização, porém cuidando dos sistemas e não das tarefas relacionadas a pessoas. É para isso que existe a carreira como especialista em engenharia de software.
Neste livro, você vai encontrar uma visão geral do mercado de trabalho como especialista. Você vai entender como algumas empresas funcionam e como esse cargo se conecta com a organização, onde a pessoa especialista se encaixa na estratégia de crescimento de uma empresa e os diferentes perfis e papéis de pessoas especialistas. Mergulhando na parte prática, você vai aprender como trabalhar de maneira eficiente, como conseguir uma promoção ou pleitear uma vaga, além de algumas dicas que ajudam pessoas neste nível profissional a equilibrar suas tarefas e funções.
A quem se destina este livro
A ideia central deste livro é racionalizar e materializar a carreira de especialista. Algumas pessoas já conhecem esse caminho, principalmente pelo contato com empresas estrangeiras ou com big techs, mas muitas ainda têm dúvidas sobre ele.
Você vai aproveitar muito bem este livro se for uma pessoa desenvolvedora em nível pleno e sênior, que deseja descobrir quais são os próximos possíveis passos que você pode seguir; se estiver em um cargo de gestão e precisa direcionar alguém que deseja se tornar especialista; ou se estiver na diretoria ou em cargos mais altos de uma organização e deseja entender a trilha para especialista e montar esse caminho na sua empresa.
Este livro conecta experiências pessoais do autor com fontes e referências do mercado digital. Portanto, será um grande guia para quem deseja seguir nessa trilha ou se espelhar em casos reais para organizar sua empresa.
Como este livro está estruturado
O livro está dividido em duas partes: Contextualização e Prática. Partimos da ideia de que algumas pessoas não conhecem a trilha de especialista em engenharia de software e, por isso, vamos primeiro contextualizar o assunto para ter um melhor aproveitamento da leitura. Em seguida, mergulharemos na parte prática da atuação como especialista, desde a consolidação profissional até as dúvidas mais recorrentes de profissionais da área.
Ambas as partes deste livro apresentam a visão do mercado e são permeadas por experiências pessoais, não só do autor, mas também de profissionais que são referência na nossa área e que foram entrevistados(as) para trazer suas vivências sobre os diversos aspectos discutidos nos capítulos.
No capítulo 1, temos uma introdução geral sobre a trilha técnica. Eu conto um pouco como foi a minha experiência até aqui e o que vamos encontrar no decorrer do livro.
No capítulo 2, vamos tentar padronizar minimamente o que acontece na indústria para entender os diferentes níveis e cargos na área de engenharia de software, além de conhecermos o conceito de carreira em Y.
No capítulo 3, vamos entender qual é o real papel de uma pessoa especialista em engenharia de software, conhecer os níveis e títulos da carreira de especialista e visualizar onde essas pessoas se encaixam na estratégia organizacional.
O capítulo 4 é destinado a refletirmos sobre os diferentes perfis profissionais e como podemos explorar isso para conseguir equilíbrio entre nossas ambições individuais e os objetivos da organização.
O capítulo 5 é uma introdução à parte prática da atuação como especialista em engenharia de software.
Antes de mergulharmos no cargo de especialista, o capítulo 6 apresenta alguns conselhos para não cairmos nas armadilhas da ansiedade ou de uma promoção prematura.
O capítulo 7 traz sugestões para que a pessoa que deseja seguir como especialista se consolide e ganhe conhecimento antes de pleitear o próximo nível.
Colocando tudo isso em prática, o capítulo 8 é um pouco mais denso, mas fornece dicas realmente valiosas e práticas de como atuar como especialista dentro de uma organização, e o capítulo 9 é a conclusão da nossa jornada.
Sobre o autor
Desenvolvedor de software desde 2014, William Oliveira é palestrante, escritor, podcaster, patinador e tibiano nas horas vagas.
Nascido na periferia de São Bernardo do Campo, no grande ABC Paulista, encontrou o caminho da programação através das comunidades de tecnologia por volta de 2007. Iniciou no universo da programação como desenvolvedor full-stack, atuando com a linguagem PHP e migrando para o front-end quando o JavaScript ganhou grandes responsabilidades em aplicações de larga escala, o que deu à pessoa desenvolvedora de software a possibilidade de pensar em interfaces web como aplicações, não mais como páginas estáticas.
Apaixonado por open source, software livre, conhecimento aberto, comunidades e afins, fundou o FEMUG-ABC, um grupo de meetups de desenvolvedores front--end que depois deu origem ao maior evento de tecnologia do grande ABC, o ABCDev. Também iniciou o Training Center, uma comunidade inclusiva focada em ajudar pessoas a entrarem na área de desenvolvimento de software, e, posteriormente, criou o perifaCode, uma organização sem fins lucrativos cujo foco é a inclusão de pessoas periféricas no mercado de trabalho.
É voluntário no núcleo de tecnologia do MTST, onde ensina tecnologia para o movimento que mais ajuda pessoas em situação de vulnerabilidade social do país.
Acredita fortemente que só a educação pode mudar a sociedade em que vivemos e, por isso, compartilha seus pensamentos e conhecimento pela internet afora. Desde 2014 contribui na vida das pessoas e as incentiva a entrar na área de programação através do seu blog pessoal, woliveiras.com.br, além de dar palestras, fazer workshops e participar de comunidades.
Como uma pessoa vinda da favela brasileira, entendo bem a dificuldade das pessoas menos privilegiadas, os grupos sub-representados, e busco apoiar a diversidade e a inclusão de minorias na área de programação de computadores.
Sumário
- Parte 1: Contextualização
- 1 Entendendo a trilha técnica
- 2. Como acontece a evolução profissional em engenharia de software
- 2.1 A dificuldade de entender os níveis e cargos em engenharia de software
- 2.2 Os diferentes níveis profissionais
- 2.3 Carreira em Y
- 3. O papel de especialista
- 3.1 Diferenças de escopo e cargos no mercado de tecnologia
- 3.2 O papel de uma pessoa especialista
- 3.3 Níveis de especialistas
- 3.4 Cargos além de principal
- 3.5 Onde a pessoa especialista se encaixa na estratégia de uma empresa
- 4 Os diferentes perfis das pessoas especialistas
- 4.1 Atuação específica ou generalista
- 4.2 Atuação estratégica ou mão na massa
- 4.3 Arquétipos em carreira de especialistas
- Parte 2: Prática
- 5 Entendendo a parte prática da especialização
- 6 Colocando os pés no chão
- 6.1 A ansiedade pelo próximo cargo
- 6.2 O tempo certo para receber uma promoção
- 6.3 Promoções e tempo de trabalho dentro de uma empresa
- 6.4 O perigo de assumir uma posição para a qual não estamos preparados
- 6.5 Ocasionalmente estamos em cargos abaixo do nosso nível, mas não sempre
- 6.6 Quando a promoção não passa de promessa
- 7 A consolidação como sênior
- 7.1 Alcançar um bom nível técnico
- 7.2 Dominar o não técnico
- 7.3 Gerar impacto no time
- 7.4 Ser exemplo
- 8 Colocando em prática
- 8.1 Antes da promoção
- 8.2 Assumindo a postura de especialista
- 8.3 Investindo o nosso tempo no que importa
- 8.4 Trabalhando de maneira eficiente
- 8.5 Criando espaço para o crescimento de outras pessoas
- 8.6 Como é a entrevista de emprego para pessoas especialistas
- 8.7 Como se atualizar estando longe de código
- 9 Conclusão
- 10 Referências
Dados do produto
- Número de páginas:
- 158
- ISBN:
- 978-85-5519-348-4
- Data publicação:
- 09/2023