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Product Operations Como empresas bem-sucedidas constroem produtos melhores em escala

Melissa Perri, Denise Tilles

*Você terá acesso às futuras atualizações do livro.

Comentários sobre o livro

"Tive a oportunidade de conhecer a Melissa no Product Camp de 2019, que aconteceu em São Paulo. Rapidamente notei que, se tem alguém que entende de gestão de produtos em níveis globais, certamente era ela. E não poderia ser melhor ter alguém do seu calibre para escrever sobre Product Operations, em especial junto à Denise Tilles, deixando este livro ainda mais rico com seus exemplos práticos.

Tenho certeza de que você já notou que a gestão de produtos vem passando por uma transformação significativa. Não à toa surgiu a necessidade de grandes empresas criarem uma área de Product Operations para aliviar a carga cognitiva de gerentes de produto no dia a dia.

E o bom deste livro é que ele explora de maneira prática como Product Ops pode atuar como um catalisador para trazer melhorias operacionais e eficiência na entrega de produtos. Se você é uma liderança que quer implementar uma abordagem unificada, Product Operations pode facilitar mudanças organizacionais profundas que vão ajudar sua equipe a conectar produtos a resultados de negócio."

— Marcell Almeida, CEO da PM3

 

"Este livro é uma jornada perspicaz pelo universo de Product Operations e uma verdadeira fonte de sabedoria prática. Ele traz insights práticos e aplicáveis sobre como alinhar a estratégia à execução e utilizar dados para tomar decisões rápidas e informadas. Um guia indispensável para quem deseja implementar Product Operations ou levar sua equipe atual ao próximo nível, impulsionando a inovação dentro da organização."

— BRIAN BHUTA, Chief Product Officer na Forsta

 

"Este excelente livro ajudará tanto quem está começando na disciplina e iniciando sua jornada em Product Operations, quanto quem está amadurecendo a função em sua empresa. Ele oferece ensinamentos práticos que inspiram à ação. Absolutamente essencial para líderes de produto e profissionais de Product Operations!"

— CHRISTINE ITWARU, Principal Strategist e ex-head de Product Operations na Pendo.io

 

"Como alguém que está iniciando na área de Product Operations, este livro rapidamente se tornou minha bíblia e manual de referência. Volto a ele constantemente para relembrar conceitos valiosos, esclarecer abordagens ou apoiar a implementação de Product Operations na minha organização."

— ANGELA CASSIDY, Excelência operacional na Labster

 

"Como esperado, este é um manual detalhado e prático para definir o propósito da sua prática de Product Operations e colocá-la em prática de forma eficiente. Denise e Melissa conduzem você pelos principais desafios que o Product Ops resolve e explicam como estruturar sua equipe de ProdOps para alcançar o sucesso. Recomendo este livro sem hesitação. Se você implementar apenas uma das ideias apresentadas, o retorno será 100 vezes maior do que o investimento no livro. É, sem dúvida, uma decisão certeira!"

— JEFF GOTHELF, autor de 'Sense And Respond' e 'Lean UX'

 

"Como líder de produto, reconheci muitos dos problemas mencionados neste livro. Foi animador ver que há uma solução para esses problemas — uma que não depende do esforço heroico de alguns indivíduos extremamente motivados em seu tempo livre. O livro apresenta um caminho prático e executável para implementar uma função de Product Operations, uma que realmente cumpre sua promessa."

— AKSHAY SINGHAL, diretora sênior de produto na EcoATM Gazelle

 

Por que escrevemos este livro

É inegável que a área Product Operations finalmente está recebendo o reconhecimento que merece. O que começou como sussurros na comunidade de produtos foi finalmente colocado em pauta para conversa por líderes de produto e colaboradores individuais. Até mesmo alguns CEOs já ouviram falar de Product Operations. Pode-se dizer que Product Operations é a nova tendência do momento. Não é surpresa que muitas pessoas queiram implementar essa disciplina em suas organizações. O desafio? Há muita confusão sobre o que realmente é Product Operations. Mas, uma vez que os gerentes de produto, líderes de produto e a alta gestão compreendam plenamente a alavancagem que Product Operations pode trazer, todos o vão — e deveriam — querer.

A história da Melissa

Posso atribuir o valor que Product Operations oferece a um dos meus primeiros cargos como Gerente de Produto na OpenSky. Eu me lembro de querer desesperadamente medir os resultados dos produtos que estávamos criando, mas havia um problema: os dados estavam presos em nosso banco de dados MongoDB. Eu conhecia SQL muito bem, mas MongoDB era outra história. Na época, tínhamos apenas cerca de 50 pessoas na empresa, e a equipe de engenharia estava trabalhando consistentemente em funcionalidades que agregavam valor, por isso, não tinha tempo para priorizar todos os meus pedidos. Então, passei um mês fazendo um curso de MongoDB para que eu mesma pudesse extrair os dados. Eu sabia que isso seria valioso para tomar decisões orientadas por dados, mas não podia deixar de pensar que havia algo errado em gastar uma grande parte do meu tempo sem fazer o trabalho de gestão de produto. Eu precisava daqueles dados, eram cruciais, e eu simplesmente não conseguia acessá-los. Na época, eu não percebi, mas uma área de Product Operations me teria permitido obter os dados necessários sem que eu tivesse que aprender uma linguagem de banco de dados inteira.

Avançando para 2017: fui chamada para integrar o time da athenahealth, uma empresa de SaaS (Software as a service) voltada à saúde corporativa, para liderar uma transformação envolvendo centenas de gerentes de produto. Após treinar todos os gerentes de produto, precisávamos começar a estruturar a organização. Ao avaliar os principais desafios enfrentados pela equipe de produto, identifiquei alguns problemas: eles não tinham fácil acesso aos dados; os ritmos de planejamento de estratégia e do roadmap estavam consumindo uma enorme quantidade de tempo; e não havia modelos consistentes em toda a organização. Os gerentes de produto estavam ansiosos para colocar o treinamento em prática, mas se sentiam bloqueados. Os líderes de produto também se sentiam bloqueados, não conseguiam compilar os roadmaps em larga escala. Decidimos, então, implementar um time de Product Operations para ajudar a resolver esses problemas. Nos meses seguintes, muitos gerentes de produto, que sentiam que o papel tradicional de gestão de produtos não era adequado para eles, migraram para esses novos cargos, liderados por um VP de Product Operations. Foi então que observei em primeira mão o poder dessa função — que sistematizou processos em larga escala e permitiu que as equipes e líderes tomassem melhores decisões.

Após a experiência na athenahealth, tive a oportunidade de implementar Product Operations em muitas empresas do portfólio da Insight Partners. Na Produx Labs, formei uma equipe com alguns VPs de produto e analistas de dados, que ajudaram empresas de alto crescimento a construírem seus baselines e roadmaps. Observar os CEOs, membros do conselho e Diretores de Produto obtendo clareza sobre o desempenho de suas organizações para tomar decisões estratégicas críticas reforçou ainda mais minha confiança nessa função.

Em meu primeiro livro, "Escaping the Build Trap", comentei brevemente sobre Product Operations, e muitas pessoas pediram mais. Agora posso finalmente dizer: vocês conseguiram! Acredito verdadeiramente que empoderar essa função é a chave para escalar o valor da gestão de produtos. Realizei esse trabalho em todos os tipos de organizações nos últimos seis anos — desde empresas Fortune 50 até empresas SaaS de alto crescimento. O poder de sistematizar insights sobre seus negócios, clientes e processos pode fazer a diferença para que uma empresa tenha sucesso ou não.

A história da Denise

Eu experienciei os benefícios de Product Operations em 2014. Na época, eu não sabia que existia um nome para isso, mas eu rapidamente me tornei uma defensora da necessidade e dos resultados que Product Operations poderia viabilizar. Nesse período, fui recrutada por uma empresa de SaaS B2B em Nova York. Embora o cargo de VP de Produto fosse interessante, o que realmente me animou foi trabalhar com o carismático CPO, que apoiou fortemente meus planos para moldar a equipe de produto.

Enquanto discutíamos os possíveis cargos que iriam compor o nosso time, ele sugeriu um analista de produto e explicou que essa pessoa se concentraria exclusivamente em dados e análises — e, mais importante, em extrair insights acionáveis. Ele enfatizou que, se realmente quiséssemos ser orientados por dados, essa seria uma contratação-chave. Isso foi música para os meus ouvidos, já que, em minha experiência anterior como diretora de produto, considerando todas as responsabilidades do time de produto — o discovery, o delivery, a estratégia comercial etc. — acessar dados e extrair insights era um desafio.

Contratamos uma pessoa incrível e superqualificada para a posição de analista e, por isso, mudamos nossa estratégia e elevamos seu cargo para o nível de VP, montando assim uma equipe composta por três pessoas: o VP, um analista de produto, que iria analisar os dados e obter insights, e um analista com foco em realizar pesquisas com usuários. Dentro de um ano, identificamos e modelamos um possível novo produto complementar ao principal e lançamos um experimento usando o método Mágico de Oz que gerou $1MM no seu primeiro ano. Após essa experiência, fiquei impressionada com o poder que essa equipe proporcionava a mim e à minha equipe de seis gerentes de produto.

Olhando em retrospecto, percebo que o nosso time estava aplicando Product Operations em 2014, e eu vi o seu valor em primeira mão. Eu sou apaixonada por ajudar outras equipes de produto a compreenderem o que um pequeno investimento pode render: gerentes de produto empoderados, produtos que os clientes amam e melhores resultados para os negócios. Desde então, fui líder de produto por mais de dez anos e consultora nos últimos anos. Nesse período, ajudei empresas como Sam’s Club e ATB Financial a estabelecer e/ou amadurecer suas operações de produto, com base na minha própria experiência e observando o que era bom em dezenas de empresas que foram minhas clientes. Também orientei diversos líderes de Product Operations na implementação de boas práticas e na conquista de resultados rápidos. É empolgante ver como Product Operations está crescendo, especialmente em empresas em estágio de crescimento acelerado e em empresas de grande porte.

Nossa história

Desde 2020, a Produx Labs oferece uma aula sobre Product Operations, e a lista de espera só cresce. Começamos pensando: “Não seria ótimo ter um guia fundamental sobre o tema?” Um material que esclarecesse o “quê, por quê, como e quando” de Product Operations para todos os profissionais de produto, sejam eles membros do time ou CPOs. Um livro também poderia ser uma ferramenta persuasiva para ajudar esses profissionais a convencerem seus CEOs ou gerentes sobre o valor que essa função pode trazer para a organização.

Também temos visto algumas opiniões fortes sobre o assunto na internet — algumas positivas, outras negativas. O momento parecia ideal para escrever um livro sobre Product Operations e esclarecer como vimos essa disciplina funcionar. Então, aqui estamos.

Product Operations é a disciplina que ajuda a área de gestão de produtos a escalar de forma eficiente, fornecendo todos os recursos essenciais para a definição da estratégia de produto e a priorização de iniciativas, além de otimizar as formas de trabalho.

Ao longo dos anos, identificamos alguns pilares-chaves que compõem uma equipe de Product Operations bem-sucedida: dados e insights de negócio, inteligência de mercado e clientes, e processos e metodologias. No seu cerne, Product Operations visa facilitar o funcionamento de uma estrutura; pense nela como o Gerente de Produto para o Gerente de Produto. É uma área responsável por garantir que a função de gestão de produtos na organização receba o que precisa para se manter saudável e valiosa. Elas estabelecem o modelo operacional de como a gestão de produtos é realizada na sua organização. Neste livro, vamos detalhar cada um dos pilares-chaves citados e como eles podem elevar o nível do seu time de forma escalável.

Você pode estar se perguntando: "Product Operations faz sentido para a minha empresa? Estamos no momento certo?" Como já é de se esperar, a resposta é: depende. Para manter o foco, este livro se concentra principalmente em empresas scale-up e em empresas de grande porte. Definimos scale-up como empresas em fase de crescimento de suas operações comerciais, com tração sólida e clientes existentes, que já passaram pela rodada de investimento Série A e estão gerando receitas recorrentes em torno de $100MM anuais. São empresas com um crescimento sólido, mas que ainda podem não ser lucrativas. Esta é a fase em que as metas de crescimento se tornam ainda mais agressivas, tão ambiciosas quanto a de se propor a crescer 10 vezes em 5 anos. E se sua empresa ainda está na fase de start-up, não se preocupe: os estudos de caso e exemplos foram pensados para serem amplamente aplicáveis. Há conselhos práticos nos capítulos a seguir para ajudar você na sua jornada de Product Operations — onde quer que você esteja.

Ao longo deste livro, acompanharemos uma empresa fictícia, Pipeline 3K, em sua jornada de adoção das práticas de Product Operations. A Pipeline 3K é uma empresa de SaaS B2B, ou seja, que oferece software a outras empresas por meio de pagamento recorrente. Seu produto é uma solução para otimizar o processo de recrutamento e seleção, utilizada por líderes que contratam para as áreas de Produto, Engenharia e UX. Recentemente, ela se fundiu com uma empresa que busca solucionar os mesmos problemas, mas com foco nos recrutadores, a fim de entrar em um novo mercado. Agora, ela está se preparando para levantar uma Série C. Seu diferencial competitivo são suas capacidades de machine learning recentemente patenteadas, que combinam contratantes e candidatos com uma taxa de acerto de 60%, com 40% dessas combinações resultando em contratação.

Embora a Pipeline 3K seja uma empresa fictícia, encontramos muitas empresas reais com histórias semelhantes. Nosso objetivo é compartilhar os acertos e desafios, proporcionando assim o benefício de aprender a partir de experiências passadas. Nos capítulos seguintes, também apresentaremos estudos de caso de organizações reais que implementaram Product Operations, incluindo athenahealth, Amplitude, Oscar Health, Fidelity Investments, entre outras, compartilhando o que funcionou e as lições aprendidas.

Nós já estabelecemos as operações de produto em dezenas de empresas e estamos muito empolgadas em compartilhar nosso framework com você, esperando que você veja todo o valor que essa disciplina tem a oferecer.

Vamos juntos começar essa jornada por Product Operations!

— Melissa & Denise

Sumário

  • Comentários sobre o livro
  • Por que escrevemos este livro
  • Parte I: Introdução a Product Operations
    • 1 Por que Product Operations?
    • 2 O que é Product Operations?
    • 3 Os três pilares de Product Operations
  • Parte II: Pilar 1 — Dados e Insights de Negócios
    • 4 Contextualizando dados a partir da perspectiva de produto
    • 5 Chegando às perguntas estratégicas certas
    • 6 Visualizando os dados
  • Parte III: Pilar 2 — Inteligência de Mercado e de Clientes
    • 7 O pilar de pesquisa
    • 8 Insights sobre os clientes
    • 9 Otimizando a pesquisa com usuários
    • 10 Pesquisa de mercado
  • Parte IV: Pilar 3 — Criando um modelo operacional de produto: Processos e práticas
    • 11 O Modelo Operacional de Produto
    • 12 Criando o processo e a governança do Modelo Operacional de Produto
    • 13 Governança e planejamento de produto
    • 14 Definindo processo para gerentes de produto
    • 15 Ferramentas para capacitação
  • Parte V: Implementando Product Operations na sua empresa
    • 16 Quando e onde começar
    • 17 Conquistando buy-in
    • 18 Respostas às objeções mais comuns
    • 19 Construindo consenso
    • 20 Como convencer seu público
  • Parte VI: Construindo e escalando a função de Product Operations
    • 21 Como começar
    • 22 Uma equipe formada por apenas uma pessoa
    • 23 Uma equipe formada por muitas pessoas
    • 24 Preenchendo as vagas
    • 25 Modelo dedicado versus modelo compartilhado
    • 26 O futuro de Product Operations na Pipeline 3K
    • 27 O futuro de Product Operations
  • Parte VII: Lições aprendidas
    • 28 Assegure o apoio executivo
    • 29 A cultura importa
    • 30 Foque nos dados
    • 31 Gere impacto rápido
    • 32 Equilibre processos com agilidade
  • Parte VIII: Seu roadmap de implementação
    • 33 Ativando Product Operations: Quatro lições fundamentais
    • 34 Seu roadmap para estruturar Product Operations

Dados do produto

Número de páginas:
320
ISBN:
978-85-5519-389-7
Data publicação:
11/2024

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