Lógica de Programação Crie seus primeiros programas usando Javascript e HTML
Paulo Silveira, Adriano AlmeidaLógica de Programação
Agradecimentos
Esperamos que você aproveite o livro. Foi feito com muita atenção, para que o nível de dificuldade sempre suba, sem desanimar o iniciante. Ao término, você será capaz de criar suas próprias estruturas gráficas e até mesmo um simples jogo de computador.
Muitas decisões não foram fáceis. Preterir o console.log
em favor do desengonçado document.write
, explicar funções antes de ifs
e fors
, definir funções através de atribuição em vez da sintaxe mais comum. Esses são apenas algumas das questões que apresentavam vantagens e desvantagens para uma melhor abordagem didática. Realizamos nossas escolhas depois de alguns testes com pessoas leigas em computação.
Um agradecimento especial ao Leonardo Wolter e Francisco Sokol pela base dos exercícios com animações. Outro ao Erich Egert, pelo teste do livro com alunos e diversas sugestões para novos desafios.
Sumário
- 1 - Comece a programar hoje
- 1.1 - Converse com seu navegador
- 1.2 - Criando seu próprio arquivo HTML
- 1.3 - Um pouco mais de HTML
- 1.4 - Dê olá ao mundo
- 1.5 - Revise o código: seu primeiro programa
- 1.6 - Utilize o Chrome e o Notepad++
- 1.7 - Socorro! Meu programa não funciona. Conheça e use o console do Chrome
- 1.8 - Socorro! A acentuação não está funcionando corretamente
- 2 - Comunique-se com o usuário
- 2.1 - Dê olá ao mundo de outras formas
- 2.2 - Trabalhe com números
- 2.3 - Revisando o seu código: trabalhando com números
- 2.4 - Organize seus dados em variáveis
- 2.5 - Reescrevendo a média de idade dos seus amigos
- 2.6 - Revisando o seu código: organize-se com variáveis
- 2.7 - Pare de escrever BR tantas vezes!
- 2.8 - Revise o código: crie sua primeira função
- 2.9 - Funções passando informações e chamando outras funções
- 2.10 - Revise o código: usando a função mostra
- 2.11 - Mostrando mensagens secretas, apenas para o programador
- 2.12 - Para saber mais: comentários
- 2.13 - Compartilhe seu código com seus amigos!
- 3 - Pratique resolvendo problemas do seu dia a dia
- 3.1 - Como está seu peso? Saudável?
- 3.2 - Utilize uma função para calcular o IMC de cada amigo
- 3.3 - Revise o código: calculando o IMC
- 3.4 - Trabalhe com dados capturados: pergunte a altura e peso do usuário
- 3.5 - Exercícios: pergunte os dados do usuário para calcular o IMC
- 3.6 - Descubra quantos dias seus amigos já viveram
- 3.7 - Você já entendeu a ordem das chamadas das funções?
- 3.8 - Utilize o console do Chrome para fazer testes!
- 4 - Execute códigos diferentes dependendo da condição
- 4.1 - Quantos pontos tem seu time de futebol?
- 4.2 - Verifique a situação do seu time de futebol
- 4.3 - Revisando nosso código: pontos do campeonato
- 4.4 - O seu IMC está ideal?
- 4.5 - Jogo: adivinhe o número que estou pensando
- 4.6 - Revisando seu código: o jogo da adivinhação
- 5 - Como repetir tarefas do programa?
- 5.1 - Quando serão as próximas copas do mundo?
- 5.2 - Realize o loop somente em determinadas condições
- 5.3 - Revise seu código: mostre os anos de copas até cansar
- 5.4 - Caracteres e números, qual é a diferença afinal?
- 5.5 - Revise seu código: transforme texto em números
- 5.6 - Praticando mais um pouco: Faça tabuadas
- 5.7 - Aprenda uma forma diferente de mostrar a tabuada: o comando for
- 5.8 - Reescrevendo a tabuada com o for
- 5.9 - A média de idades, mas de uma forma mais interessante
- 5.10 - Jogo: Mais chances para adivinhar o número que estou pensando
- 5.11 - Revisando nosso código: O jogo da adivinhação dos números
- 5.12 - Exercícios: trabalhando com um loop dentro do outro
- 6 - Arrays: trabalhe com muitos dados
- 6.1 - Integre o JavaScript com HTML
- 6.2 - Revisando uso de HTML e criando o jogo
- 6.3 - Facilite o jogo da adivinhação colocando mais números!
- 6.4 - Evite os número repetidos no Bingo
- 7 - Apêndice - Gráficos para deixar tudo mais interessante
- 7.1 - Desenhe linhas e figuras
- 7.2 - Criando todo tipo de imagem
- 7.3 - Não vou conseguir lembrar de tudo isso! APIs e bibliotecas
- 7.4 - Revise seus primeiros passos com o canvas
- 7.5 - Cansei de repetir código! Funções novamente
- 7.6 - Loops e funções para nos ajudar
- 8 - Apêndice - Animações e pequenos jogos
- 8.1 - Crie uma lousa capturando o movimento do mouse
- 8.2 - Exercícios para nossa tela de desenho
- 8.3 - Crie animações
- 8.4 - Revise e faça novas animações
- 8.5 - Desafio: o jogo do tiro ao alvo
- 9 - Últimas palavras - Além da lógica de programação
- 9.1 - Objetos
- 9.2 - Boas práticas que foram violadas durante o aprendizado
- 9.3 - Pratique muito!
- 9.4 - Continue seus estudos
Dados do produto
- Número de páginas:
- 180
- ISBN:
- 978-85-66250-22-0
- Data publicação:
- 05/2012