Scratch Um jeito divertido de aprender programação
Helton Varela, Claudia Tinós PevianiPrefácio
Ao desenvolver um projeto de extensão em uma escola pública sobre o ensino de programação, tivemos muitas dificuldades na coleta de materiais para prepararmos nossas aulas e nos deparamos com a falta de bibliografia sobre esse assunto. Com o surgimento de centenas de pesquisas desenvolvidas e aplicadas em todo o Brasil, sentimos a necessidade de produzir um material introdutório que pudesse ser utilizado.
O Scratch é uma ferramenta interessante para aqueles que desejam aprender a programar e para aqueles que desejam ensinar. Além de estudantes, educadores também podem usá-la no planejamento de suas aulas para complementar o processo de ensino e aprendizagem de forma criativa, ajudando os estudantes a raciocinar sistematicamente e a trabalhar colaborativamente.
No Brasil, é utilizado tanto na Educação Básica como nas universidades. O objetivo na elaboração deste material foi proporcionar aos estudantes, educadores, desenvolvedores e aos curiosos por programação a criação de um jogo do início ao fim. Nossa proposta foi criar um jogo de labirinto com todos os passos, de maneira simples e didática. Além de despertar o interesse pela área de computação e do pensamento computacional.
Após ler este livro, esperamos que você seja capaz de desenvolver outros jogos, produzir histórias e animações conforme sua vontade, necessidade e conteúdo. A programação aprimora o raciocínio lógico, a criatividade e a resolução de problemas, habilidades importantes para os cidadãos do século XXI.
- Organizadora: Claudia T. Peviani
Público-alvo
Este livro foi escrito tanto para aqueles que estão iniciando em programação de computadores quanto para aqueles que já possuem um conhecimento. O público-alvo deste livro é para aqueles entre 7 e 16 anos, mas qualquer um que queira aprender vai se dar muito bem.
O Scratch é uma ótima ferramenta de aprendizado e qualquer um que estiver disposto a ler este livro aprenderá o que é programação. Não há pré-requisito algum. O único pré-requisito é a vontade de aprender, tendo isso você já está com meio caminho andado.
Sumário
- 1 O que é o Scratch?
- 1.1 Instalação
- 1.2 Conhecendo o Scratch
- 1.3 Scratch em português
- 1.4 Exemplos
- 1.5 Conclusão
- 2 Se e Senão
- 2.1 Operadores de comparação
- 2.2 Operadores lógicos
- 2.3 Labirinto
- 2.4 Conclusão
- 3 Repetição
- 3.1 Introdução
- 3.2 Blocos de repetição
- 3.3 Labirinto
- 3.4 Conclusão
- 4 Variáveis
- 4.1 Introdução
- 4.2 Declarando variáveis no Scratch
- 4.3 Variáveis globais e locais
- 4.4 Labirinto
- 4.5 Reiniciando o jogo
- 4.6 Obtendo entrada do usuário
- 4.7 Implementando um fundo musical
- 4.8 Conclusão
- 5 Procedimentos e funções
- 5.1 O que são procedimentos e funções?
- 5.2 Labirinto
- 5.3 Conclusão
- 6 Compartilhando projetos no site
- 6.1 Conclusão
- 7 Links e contato
Dados do produto
- Número de páginas:
- 160
- ISBN:
- 978-85-5519-279-1
- Data publicação:
- 05/2017