Xamarin Forms Desenvolvimento de aplicações móveis multiplataforma
Everton Coimbra de AraújoPrefácio
Em um cenário tão competitivo e dinâmico, se há algo que as empresas buscam na área de tecnologia é ter velocidade na construção de aplicações que possam resolver dores de clientes, responder às demandas do mercado, permitir que novas ideias sejam validadas o mais depressa possível e que ainda sejam escaláveis e não dependentes de uma plataforma específica. São investidos muito tempo e dinheiro na criação de projetos de software para atingir esses objetivos. E a busca por pessoas com as habilidades necessárias é cada vez maior.
Certa vez, um professor me disse que linguagem de programação é "ferramenta". Com isso ele deixou claro que para cada projeto uma determinada linguagem ou tecnologia pode ser mais adequada do que outra, e que quem desenvolve precisa ter em sua caixa de ferramentas aquela que permitirá realizar o trabalho da melhor maneira.
Se você é um desenvolvedor ou desenvolvedora e busca evoluir como profissional, ou se você é uma empresa que busca soluções em tecnologia para acelerar seus negócios, você também precisa do que este livro traz. Os frameworks do Xamarin e Xamarin Forms possibilitam que sejam criadas aplicações verdadeiramente multiplataformas, com reaproveitamento de código e a velocidade que poucos frameworks oferecem com tamanha qualidade. E quem tem na bagagem o trabalho com linguagens de programação diferente da C# vai perceber que a curva de aprendizado é bastante pequena, e que os resultados surgem rapidamente.
Aqui, preciso dizer que a linguagem que o professor Everton Coimbra de Araújo utiliza neste livro para trazer clareza e velocidade ao entendimento, e o modo como ele acompanha os leitores através dos capítulos, trazendo informações e exemplos, são resultados únicos de um profissional que tem uma enorme experiência e amor pelo que faz.
Neste livro, através da criação de um projeto completo, o Everton ensina o passo a passo de tudo o que você precisa. São conceitos, ferramentas e técnicas valiosas que capacitam o novo programador, aperfeiçoa os mais experientes e, sem dúvida nenhuma, oferece às empresas uma possibilidade incrível de desenvolvimento.
Espero que aproveitem este livro de desenvolvimento de aplicações multiplataforma com Xamarin do Everton, porque está recheado de conteúdo de quem sabe o que faz.
Fernando César da Silva de Brito - Sócio e coordenador de desenvolvimentos de sistemas Datapar S.A.
Sobre o livro
Este livro traz, na prática, o desenvolvimento de aplicações cross-platform com os frameworks Xamarin e Xamarin Forms, para dispositivos móveis. O desenvolvimento de um aplicativo para ser publicado em dispositivos com plataformas diferentes (iOS e Android), de forma nativa, é uma tarefa muito tranquila com o Xamarin. É possível criar uma aplicação, utilizando a linguagem C#, e ela ser publicada para as duas plataformas.
O livro é desenvolvido em onze capítulos, sendo o primeiro apenas teórico, mas não menos importante, pois trago nele contextualizações sobre dispositivos móveis e as ferramentas usadas no livro. Já no segundo, apresento o processo de instalação e teste da plataforma e dos IDEs.
No terceiro capítulo, como "aperitivo", uma página onde um conjunto de dados estáticos é exibido, e um controle chamado ListView é implementado. Depois, no capítulo quatro, evoluímos na maneira como o ListView pode ser utilizado. Este componente é, sem dúvida, o mais usado em aplicações móveis e nós vamos conhecer seus recursos e possibilidades praticamente em todos os capítulos do livro — a exceção será só nos capítulos introdutórios e no de gráficos. Em relação à inserção de dados, começaremos com uma página simples de interação com o usuário.
O capítulo cinco é intenso e muito bom. Iniciaremos as atividades com uso de componentes de terceiros, o que traz sempre grande contribuição e produtividade para nossas aplicações. Com o auxílio destes componentes, poderemos acessar a câmera e álbum de fotos dos dispositivos. Penso que você gostará deste primeiro contato com a execução da aplicação em seus aparelhos e não apenas em emuladores.
No sexto capítulo, o que penso ser um dos mais importantes, nós trabalharemos com acesso a bases de dados, por meio do SQLite. Implementaremos a persistência em tabelas isoladas e com relacionamentos; tudo isso pensando em objetos e fazendo uso do LINQ na recuperação dos dados.
Em relação ao ListView, evoluiremos muito com agrupamentos e com os Action Context, que são as opções de ação para cada item dele. Neste sexto capítulo, ainda veremos a criação de componentes customizados, que podem ser reutilizados, e criaremos uma página de pesquisa para servir de opção quando um combobox ou dropdownlist se fizer necessário.
O sincronismo, que é um ponto muito relevante em aplicações móveis, é comentado e introduzido no capítulo sete. Implementaremos uma aplicação servidora, fazendo uso de RESTful com o ASP.NET WEB API; publicaremos esta aplicação no Windows Azure; e consumiremos os serviços na aplicação do dispositivo móvel, sendo que os dados serão sincronizados entre dispositivo e nuvem.
Mapas, que são também muito importantes em um dispositivo móvel, terão sua introdução no oitavo capítulo. Nele faremos uso de MVVM como arquitetura para atualização e ligação da camada de visão com a de negócio.
Muita emoção ficou reservada para os capítulos finais. No capítulo nove, teremos o núcleo da aplicação implementado, o pedido de um cliente. Trabalharemos uma página (tela/janela/visão) com relacionamento mestre-detalhe, enviaremos SMS e acessaremos os mapas de cada plataforma para traçar uma rota de entrega para cada pedido.
Em relação à geolocalização, trabalharemos com a posição de um dispositivo em um mapa, o que possibilitará a você criar um serviço de rastreamento ou acompanhamento da entrega de um pedido, por parte do cliente. O capítulo dez trará um componente (de um conjunto de componentes) comercial, que possibilita a geração de gráficos, e o capítulo onze conclui o livro.
Certamente, este livro pode ser usado como ferramenta em disciplinas que trabalham o desenvolvimento de dispositivos móveis, quer seja por acadêmicos ou professores. Isso porque ele é o resultado da experiência que tenho em ministrar aulas dessa disciplina, então trago para cá anseios e dúvidas dos alunos que estudam comigo.
É importante que você tenha conhecimento de Orientação a Objetos e da linguagem C#, mas não é um fator impeditivo. O repositório com todos os códigos-fonte usados no livro pode ser encontrado em: https://github.com/evertonfoz/implementacoes-de-livros/tree/master/xamarin-forms.
Sobre o autor
Everton Coimbra de Araújo atua na área de treinamento e desenvolvimento. É tecnólogo em processamento de dados pelo Centro de Ensino Superior de Foz do Iguaçu, possui mestrado em Ciência da Computação pela UFSC e doutorado pela UNIOESTE em Engenharia Agrícola.
É professor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), campus Medianeira, onde leciona disciplinas no Curso de Ciência da Computação, em especializações e mestrados. Já ministrou aulas de Algoritmos, Técnicas de Programação, Estrutura de Dados, Linguagens de Programação, Orientação a Objetos, Análise de Sistemas, UML, Java para Web, Java EE, Banco de Dados, .NET e desde 2015 tem se dedicado ao desenvolvimento para dispositivos móveis.
Possui experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, atuando principalmente nos seguintes temas: Desenvolvimento Web com Java e .NET, Persistência de Objetos e Dispositivos Móveis.
O autor é palestrante em seminários de informática voltados para o meio acadêmico e empresarial.
Sumário
- 1 Dispositivos móveis, desenvolvimento cross-platform e o Xamarin
- 1.1 Os dispositivos móveis na atualidade
- 1.2 O desenvolvimento móvel cross-platform
- 1.3 O Xamarin
- 1.4 Conclusão
- 2 Xamarin — Instalação e testes
- 2.1 Download e instalação
- 2.2 Teste da instalação realizada
- 2.3 Visualização das páginas diretamente no Visual Studio
- 2.4 Conclusão
- 3 O início da aplicação
- 3.1 Criação da aplicação no Visual Studio
- 3.2 Criação da página do menu de opções
- 3.3 Conclusão
- 4 Implementação de um formulário com XAML
- 4.1 Criação da aplicação no Visual Studio
- 4.2 A listagem dos entregadores
- 4.3 A inserção de novos entregadores
- 4.4 Conclusão
- 5 Acesso à câmera e à galeria de fotos
- 5.1 Publicação da aplicação para um dispositivo iOS
- 5.2 Publicação da aplicação para um dispositivo Android
- 5.3 Inserção de imagens às listagens
- 5.4 Interação com a câmera e o álbum
- 5.5 Alteração de dados existentes na coleção
- 5.6 Alterando o ícone, o nome da aplicação e a cor da página de abertura
- 5.7 Conclusão
- 6 O uso de banco de dados com o SQLite
- 6.1 Instalação do SQLite na aplicação
- 6.2 Adaptação da classe de modelo para a persistência
- 6.3 Implementação da persistência para a classe TipoItemCardapio
- 6.4 Adaptação da interface com o usuário e seus comportamentos
- 6.5 Recuperação de imagens da base de dados e exibindo-as no ListView
- 6.6 Associações/relacionamentos com o SQLite
- 6.7 A página de listagem para a classe associada
- 6.8 Controles personalizados
- 6.9 Inserção com um controle customizado
- 6.10 Uma página de pesquisa
- 6.11 Finalizando a inserção do item de cardápio
- 6.12 Exibição dos itens (associação) no ListView
- 6.13 A alteração de um item de cardápio já persistido
- 6.14 Manipulação da base de dados do SQLite
- 6.15 Conclusão
- 7 Sincronismo com serviços REST Web API
- 7.1 A aplicação que será a servidora na web e seu modelo de negócio
- 7.2 O acesso a dados para a aplicação servidora
- 7.3 Os serviços web RESTful
- 7.4 A criação da base de dados
- 7.5 Aplicação, o banco de dados e Windows Azure
- 7.6 Preparação da aplicação mobile para consumir os serviços RESTful
- 7.7 A interface com o usuário para a configuração do dispositivo
- 7.8 A inserção de garçons na aplicação
- 7.9 A sincronização do dispositivo com a aplicação servidora
- 7.10 Conclusão
- 8 Aplicação do MVVM e o uso de mapas
- 8.1 A classe de negócio e o DAL
- 8.2 O MVVM — Model-View-ViewModel
- 8.3 Listagem e inserção de clientes
- 8.4 Localização do cliente em um mapa
- 8.5 Alteração e remoção de um cliente já inserido
- 8.6 Conclusão
- 9 Pedido de venda, rotas em mapas e SMS
- 9.1 Classes de modelo para registro de pedidos
- 9.2 DAL para pedidos
- 9.3 A listagem dos pedidos
- 9.4 Inserção de novos pedidos
- 9.5 Transição de fases do pedido, com envio de SMS
- 9.6 Verificação da rota para a entrega do pedido
- 9.7 Registro da posição do entregador
- 9.8 Conclusão
- 10 Gráficos
- 10.1 Instalação do Syncfusion
- 10.2 Um gráfico de barras
- 10.3 Conclusão
- 11 Os estudos não param por aqui
Dados do produto
- Número de páginas:
- 303
- ISBN:
- 978-65-86110-46-3
- Data publicação:
- 01/2017. Atualizado em 09/2020.